Home

4 Medidas para lidar com a inadimplência neste momento.

Postado por Athena Gestão Escolar | Financeiro
4-medidas-para-lidar-com-a-inadimplencia-neste-momento.

1. Facilite o pagamento.

Em virtude de uma agitada rotina e tantos compromissos, as pessoas valorizam cada vez mais locais que ofereçam facilidade na hora de efetuar os pagamentos. E para as Instituições de Ensino não é diferente.

Além dos tradicionais boletos bancários, que podem ser pagos até mesmo pela internet, a instituição pode trazer a opção de pagamento via cartão de débito/crédito ou até mesmo por meio de plataformas, que possibilitam o parcelamento.

Essa última, é uma ótima opção para manter as contas pagas nos meses em que o orçamento aperta mais, como no caso das férias e de matrículas.

 

2. Ofereça descontos.

A inadimplência escolar é um problema para muitas famílias e não tem como fugir desse compromisso.

Assim, uma boa maneira de incentivar os pais a manter em dia a mensalidade escolar é oferecer-lhes bons descontos antecipados ou ainda negociar valores atrativos para aqueles que desejem pagar antecipadamente o semestre ou todo o ano letivo.

A escola não deve evitar os descontos temendo uma diminuição de sua receita, afinal, uma pequena redução no valor é muito menos preocupante do que deixar de receber uma mensalidade integralmente.

Quando se consegue diminuir a inadimplência através dessa estratégia, consegue-se aumentar a receita ao mesmo tempo em que se ganha a simpatia dos pais.

 

3. Renegocie dívidas.

Como dito acima, pode acontecer de os pais não conseguirem pagar corretamente por causa das dívidas acumuladas. Nesse caso, a instituição deve optar pela renegociação das dívidas com os pais, oferecendo a opção de parcelamento e reforçando a importância de se investir na educação dos filhos.

Deve-se também informar sobre a possibilidade de a instituição impedir a matrícula do aluno no ano seguinte, caso o pagamento não seja realizado.

Dessa forma, a instituição receberá, ainda que em parcelas, o valor devido e terá dinheiro em caixa. Já os pais terão a oportunidade de pagar sua dívida conforme a condição financeira que possuírem no momento.

 

4. Utilize um software de gestão.

Fazer o controle da gestão de inadimplência fica muito mais fácil com o auxílio da tecnologia. Atualmente, existem ferramentas que automatizam as operações financeiras.

Assim, a instituição de ensino ganha tempo e melhora a produtividade, como na geração de relatórios financeiros, no controle da arrecadação e dos gastos, entre outros.

Além de agilizar os processos, alguns sistemas de gestão também permitem que os gestores enviem mensagens para os responsáveis, como informações, lembretes ou segunda via de boletos.

Esses softwares também permitem que os gestores centralizem todas as informações a respeito dos alunos em uma mesma plataforma, evitando a rematrícula dos inadimplentes.

Isso também possibilita a criação de estratégias mais rápidas e eficazes para evitar o acúmulo de juros.

 

 

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)