Home

5 maneiras de reduzir custos financeiros na sua instituição de ensino

Postado por Athena Gestão Escolar | Financeiro
5-maneiras-de-reduzir-custos-financeiros-na-sua-instituicao-de-ensino

A diminuição de despesas é uma meta perseguida pelas escolas, pois é necessário ter recursos para investir na melhoria da qualidade do ensino. A alta competitividade e o nível de exigência dos clientes obrigam um colégio a ter como um dos focos a melhoria contínua. Para isso, é preciso reduzir custos financeiros.

Dessa forma, uma escola tem mais condições de acompanhar as necessidades dos alunos por um ensino que esteja mais próximo do dia a dia deles. Não adianta ter professores qualificados, caso falte recursos materiais para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes.

Neste post, apresentaremos 5 dicas valiosas para diminuir os gastos com base em uma estratégia inteligente. Confira!  

1.Elaborar um orçamento

Para ter uma noção do que pode ser investido em infraestrutura escolar, uma medida crucial é a montagem do orçamento. Esse item jamais deve ser ignorado pelos gestores, porque dimensiona os principais custos financeiros de forma precisa, caso seja elaborado de forma atenta e responsável.

É indicado que o orçamento seja acompanhado pelos administradores da escola. Essa iniciativa contribui para que eventuais erros sejam corrigidos, o que favorece um uso mais racional e eficiente do dinheiro

2. Apostar na conscientização da equipe

Os empregados também precisam fazer a sua parte na hora de economizar. Para essa ação ser viabilizada, as campanhas de conscientização consistem em uma excelente alternativa. Gastos com água e de luz precisam ser acompanhados de perto para não comprometerem as finanças de maneira significativa.

Além da questão ambiental e social, diminuir o consumo de água e de energia elétrica é uma forma de contar com mais recursos que ajudarão a escola a investir, por exemplo, em tecnologia para aperfeiçoar a qualidade do ensino.

3. Adotar a pesquisa de preços

Uma escola privada tem como uma das características mais marcantes a possibilidade de adquirir equipamentos de maneira mais rápida em relação ao setor público. Por outro lado, esse cenário exige que as instituições de ensino particulares tenham um grande cuidado na escolha dos fornecedores.

É necessário ter atenção com a qualidade dos serviços e produtos disponibilizados. Além disso, o preço deve ser levado em consideração, pois o colégio precisa de recursos financeiros para honrar compromissos e ter mais condições de investir em melhorias.

4. Usar estratégias para reduzir a inadimplência

O combate à inadimplência é uma forma de reduzir custos financeiros. Menos atrasos na quitação das mensalidades evita investimentos na terceirização da cobrança e gastos de tempo da equipe interna com essa demanda.

 

Ao contar com várias opções de pagamento das mensalidades, uma escola corre menos riscos de contar com clientes inadimplentes. A oferta de descontos para bons pagadores é uma boa opção para ter mais dinheiro em caixa.

5. Investir em um software de gestão financeira escolar

Usar a tecnologia para melhorar os serviços deixou de ser o luxo e se tornou uma obrigação para qualquer empresa, independentemente do porte e da atividade exercida. No caso de um colégio, a adoção de um software de gestão financeira escolar é uma excelente alternativa.

Esse sistema contribui para reduzir custos financeiros, porque ajuda a identificar os itens que geram mais despesas. Isso favorece a adoção de estratégias que têm como objetivo diminuir os gastos.

Se gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. O conhecimento é peça-chave para a melhoria contínua.

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)