Home

Engajamento da família na escola: Como promover?

Postado por Athena Gestão Escolar | Comunicação
engajamento-da-familia-na-escola:-como-promoverr

O engajamento da família na escola, ou seja, o interesse por parte dos Pais e responsáveis pelas atividades da escola e o desenvolvimento de seus alunos, costuma ser um dos objetivos mais difíceis, como também dos mais recompensadores para uma instituição de ensino.

Por outro lado, a falta de interesse e engajamento da família na escola pode trazer problemas, tanto para o aluno como para a própria escola. Mas como a sua escola pode promover esse engajamento?

 

A Comunicação Escolar e sua importância

O que se chama Comunicação Escolar, engloba a forma como as informações circulam por todas as áreas de uma instituição de ensino, incluindo a comunicação com os Pais e responsáveis, que é de suma importância para o engajamento da família na escola.

No que se refere aos familiares, a escola precisa de uma aproximação constante, entendendo-os como parceiros, para um melhor desempenho do aluno e também como parceiros da própria escola. A construção de um relacionamento entre a escola e os familiares de alunos, com bases na confiança recíproca e na colaboração, irá certamente contribuir para um maior engajamento dos pais na escola.

 

Ações para promover o engajamento dos pais na escola

Veremos, a seguir, algumas atitudes e providências por parte da escola, que podem promover um maior engajamento da família e, consequentemente, um melhor desempenho, um maior índice de retenção escolar e um relacionamento mais saudável e produtivo entre as partes.


Reunião de Pais periódica

Ao invés de marcar reuniões quando surgirem problemas, estabeleça um canal de contato pessoal constante. Reuniões de Pais mensais, bimestrais ou trimestrais, além de ser um canal com que os Pais possam contar, sabendo suas datas e horários de antemão, com tempo hábil para se programarem, são também um ótimo momento para que a escola reforce a necessidade de integração e engajamento.

Lembre-se, no entanto, de que reuniões de pais em que somente a escola tem voz, acabam não sendo um atrativo e ficam vazias. O espaço deve ser uma via de mão dupla, onde a família possa também expor os seus pontos de vista.


Incentivando a participação

Crie eventos e atividades que possam incentivar a participação dos familiares, junto com os alunos. As festas e comemorações anuais, como a Páscoa, o Natal, o Dia do Índio, entre outras, podem incentivar a participação de pais e alunos, no lugar de apenas professores e funcionários da escola.

A escola também pode promover oficinas e palestras, programas que visem apenas os familiares e cujo conteúdo auxilie-os a lidar com a vida escolar do aluno.

É possível também criar projetos e tarefas cuja complexidade envolva a participação dos pais junto aos alunos, mas é necessário flexibilidade para compreender as limitações de cada família.


Cada família é única

Se a escola não consegue compreender o contexto familiar de seus alunos, os pais e responsáveis dificilmente vão chegar a se engajar. Na verdade, não vão sequer enxergar a sua relação com a escola como uma parceria, dificultando o acesso e a integração.

É necessário avaliar as famílias individualmente, compreendendo as dificuldades de cada um com horários, distância da escola, questões financeiras, entre outras. Elas precisam ser reconhecidas em suas particularidades.


Uma Escola mais acessível

Todos os pontos que citamos nesse capítulo colaboram para que uma escola seja mais acessível aos familiares de alunos. Mas, além disso, a Comunicação Escolar deve cumprir bem seu papel, providenciando um fácil, rápido e compreensível acesso por parte dos familiares à toda a estrutura da instituição. E a solução para isso está no próximo capítulo.

 

Comunicação e engajamento

É nesse ponto que a utilização de sistemas modernos se destaca. Atualmente, toda escola pode contar com Sistemas Automatizados de Gestão Escolar, que são feitos especificamente para que a gestão escolar se torne mais simples e descomplicada do que nunca.

No que se refere à comunicação escolar, esses sistemas providenciam ambientes controlados e facilmente acessíveis, através de qualquer dispositivo conectado à internet, pelos quais uma família pode acessar todas as informações da escola, do aluno e ter um canal direto de comunicação com a instituição.

Fácil para a escola, fácil para a família!


Promova o engajamento da família na escola com a ajuda de um Sistema de Gestão Escolar.

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)