Home

Mensalidades atrasadas: Dicas de como fazer cobranças e evitar a inadimplência Escolar

Postado por Athena Gestão Escolar | Financeiro
mensalidades-atrasadas:-dicas-de-como-fazer-cobrancas-e-evitar-a-inadimplencia-escolar

Perceber que o pagamento não está sendo feito em dia por um cliente é uma situação delicada para qualquer empresa. No caso de uma escola, constatar que há mensalidades atrasadas referentes à um aluno é uma situação ainda mais delicada.

É necessário muito cuidado para não constranger o estudante diante dos colegas e paciência para negociar com os responsáveis pela criança ou adolescente uma forma de quitar a dívida.

Neste post, abordaremos formas de cobrar as mensalidades com atraso de maneira inteligente, para que a instituição de ensino reduza a inadimplência. Confira!

Negociar de forma educada

A agressividade é uma medida que deve ser evitada ao máximo quando um aluno está com os pagamentos atrasados. É um erro fazer ligações periódicas e ameaças à família do estudante que está devendo. Essa atitude pode até fazer que o colégio seja processado judicialmente por dano moral aos responsáveis pela criança.

O melhor a ser feito é marcar uma reunião para entender os motivos do atraso e buscar um acordo que seja interessante para as duas partes. Na maioria dos casos, a inadimplência é provocada porque a família está passando por dificuldades financeiras.

Esse aspecto deve ser analisado com atenção pela direção do colégio que precisa ter sensibilidade ao propor opções para quitar as mensalidades atrasadas, considerando o momento enfrentado pelos familiares.

Manter uma boa comunicação

Independentemente do cenário, uma instituição de ensino necessita ter um bom diálogo com os pais ou responsáveis. Essa é uma maneira de aproximar os familiares do dia a dia da escola e criar uma relação de confiança.

Hoje, as escolas podem se comunicar com os pais e responsáveis através de Aplicativos de comunicação, WhatsApp ou E-mail, por exemplo. Usar essas ferramentas para comunicar a data do pagamento ou o atraso em quitar as mensalidades é uma atitude inteligente, desde que o conteúdo não seja ofensivo aos destinatários.

Ao perceber que a mensalidade está atrasada, o colégio já pode entrar em contato com os familiares. Em alguns casos, o atraso ocorre por falta de planejamento ou por esquecimento.

Respeitar a lei

É terminantemente proibido por um colégio constranger o estudante que está com os pagamentos das mensalidades atrasados. Essa conduta está expressa na Lei 9870 /1999 e indica que a escola não pode proibir o aluno de fazer provas ou de entrar no ambiente escolar em virtude da inadimplência.

Uma alternativa para requerer o a quitação das mensalidades atrasadas é entrar na Justiça, mas isso somente deve ser feito em casos extremos, quando já foram esgotadas todas as formas de negociação amigáveis.

A legislação também permite que uma escola não renove a matrícula, caso os responsáveis pelo estudante não tenham regularizado os pagamentos. Deve haver muito cuidado para essa conjuntura não causar traumas no aluno.

Dependendo da postura do colégio, o tratamento dispensado à família do estudante inadimplente pode ser considerado nocivo por outros pais. Isso pode afetar negativamente a imagem institucional e fazer com que outros responsáveis optem por transferir os filhos para uma nova instituição de ensino.

Com certeza, negociar de forma sensata e respeitosa é o melhor caminho para a cobrança de mensalidades atrasadas. Afinal, o desenvolvimento estudantil do aluno não pode ser prejudicado por questões financeiras.

Se deseja melhorar o fluxo de dados sobre receitas e despesas, o ideal é ficar informado sobre boas práticas de gestão financeira escolar. Afinal, o conhecimento nos habilita a enfrentar novos desafios!

 

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)