Pagamento recorrente: O que é e os benefícios para sua escola
A gestão financeira de um colégio deve priorizar a simplicidade dos procedimentos para facilitar o acompanhamento dos recursos que entram e saem do caixa. Por isso, muitas empresas optam pelo pagamento recorrente, que se caracteriza por permitir uma administração mais eficiente das cobranças.
Ele consiste em uma modalidade de pagamento adotada em serviços contínuos, nos quais os clientes devem quitar mensalidades ou prestações em períodos previamente combinados. Em outras palavras, os responsáveis pelos alunos precisam pagar as parcelas enquanto os serviços forem executados.
Neste post, destacaremos o funcionamento desse tipo de pagamento nas escolas e os benefícios proporcionados por essa iniciativa. Confira!
Entenda como funciona o pagamento recorrente
Na matrícula, os pais e a instituição de ensino assinam um contrato estabelecendo a periodicidade dos pagamentos. Dependendo da negociação, é possível que a escola receba pelos serviços prestados em parcelas mensais, trimestrais ou anuais.
Em geral, os pagamentos são feitos por mês e podem ser realizados de forma automática, por boleto bancário ou pelo cartão de crédito. Essa modalidade de cobrança dá mais liberdade ao cliente para quitar os débitos, proporcionando mais segurança às escolas.
Conheça os benefícios proporcionados
Há uma série de vantagens para as escolas que optam pelo pagamento recorrente. Vamos apresentá-las para você entender como essa prática faz a diferença no seu negócio. Acompanhe!
Reduzir a inadimplência
Ao adotar um sistema de gestão financeira que envia avisos aos pais sobre as datas de pagamento, uma escola realiza um procedimento vital para diminuir algo que prejudica bastante a administração dos recursos financeiros: a inadimplência.
Se for utilizado o pagamento automático, fica mais simples ainda reduzir o número de inadimplentes. Por isso, a tecnologia exerce atualmente um papel primordial para a gestão das finanças em um colégio.
Facilitar o planejamento financeiro
Com uma noção exata dos recursos que entrarão no caixa, uma instituição de ensino pode gerenciar o orçamento de maneira mais tranquila e avaliar os projetos que podem ser desenvolvidos em médio ou longo prazos.
O planejamento se tornou item obrigatório para a administração escolar, porque abrange não apenas o pagamento de despesas, mas também o que pode ser feito para melhorar a qualidade dos serviços.
Economizar tempo
Muitas tarefas do departamento financeiro podem ser automatizadas com a adoção do pagamento recorrente, desde que a escola conte com um sistema de gestão de finanças com funcionalidades importantes para a execução dos serviços.
Essa medida propicia economizar o tempo da equipe com tarefas que exigem uma análise mais detalhada, como o acompanhamento das despesas por setor e a avaliação de medidas para reduzir as despesas.
Diminuir gastos com terceirização
Muitas empresas optam pela contratação de serviços terceirizados para fazer cobranças. Essa prática torna-se desnecessária quando é adotado um método de pagamento que previne a inadimplência de forma inteligente.
Assim, os recursos que seriam destinados para a terceirização da cobrança podem ser aplicados em outras atividades importantes para o colégio, como a reforma de uma quadra ou a aquisição de livros para a biblioteca.
O pagamento recorrente é uma medida que deve ser priorizada pelas escolas que desejam não apenas facilitar a vida dos responsáveis pelos alunos, mas também fidelizar o público-alvo com a melhoria dos serviços.
Se pretende conhecer bons métodos de gestão financeira escolar, deixe o seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo a administrar melhor as finanças do seu colégio!