Home

Planejamento financeiro escolar eficiente: Saiba como fazer

Postado por Athena Gestão Escolar | Caracterí­sticas do Sistema
planejamento-financeiro-escolar-eficiente:-saiba-como-fazer

O planejamento financeiro escolar precisa estar em sintonia com as melhores práticas do mercado, porque consiste em um mecanismo fundamental para uma instituição de ensino administrar todas as atividades relacionadas com a infraestrutura e recursos humanos disponibilizados para o desenvolvimento do projeto pedagógico.

A má administração de recursos financeiros impede que um colégio mantenha um trabalho de alto nível. Por isso, é necessário profissionalismo, responsabilidade e bom senso na gestão das finanças. Essa postura contribui para os investimentos serem feitos corretamente e as dívidas estarem controladas.

Neste post, abordaremos iniciativas para a sua escola planejar as finanças de maneira correta. Confira!

Listar os gastos

O primeiro passo para um planejamento financeiro escolar é enumerar quais são as despesas de caráter mensal. Em geral, uma instituição de ensino precisa ter dinheiro para o pagamento das contas de água, luz, internet.

Também é necessário ter recursos para pagar o salário dos funcionários, impostos e a manutenção do patrimônio. Com uma dimensão do que é normalmente gasto por mês, é possível mensurar o que deve ser investido para manter as atividades realizadas com foco na formação dos estudantes.

Analisar as despesas

A enumeração dos gastos também viabiliza avaliar o que está sendo gasto mensalmente pela escola. Assim, podem ser feitas ações que terão boas chances de reduzir as despesas de forma significativa.

Por exemplo, uma instituição de ensino percebeu que a conta de luz apresentou um aumento maior do que o esperado nos últimos três meses. Para a despesa com esse item ser reduzida, podem ser adotadas algumas medidas, como o uso das lâmpadas LED ou uma campanha de conscientização que envolva os colaboradores e estudantes.

Elaborar o orçamento com transparência

O orçamento é peça-chave para uma organização contar com um planejamento financeiro eficiente. Ou seja, serve de referência para apontar os investimentos que estão previstos para executar as atividades de forma exemplar.

É recomendado que o orçamento seja apresentado aos gestores para apontar o que pode ser aplicado em capacitação da equipe e como é necessário ter mais atenção ao consumo de alguns itens, como papel e outros materiais utilizados em sala de aula.

Mostrar a estimativa de receita e de despesas com transparência é uma alternativa de engajar a equipe em busca de resultados mais expressivos. Também é válido indicar as medidas voltadas para a contenção de gastos para todos os colaboradores.

Criar uma reserva

A instabilidade na economia exige que as instituições de ensino tenham uma gestão financeira pautada na responsabilidade. Em outras palavras, é essencial que haja uma preocupação em contar com uma reserva de recursos para enfrentar situações mais complexas.

Por exemplo, uma escola teve um aumento de 10% na taxa de inadimplência no último trimestre. Para honrar os compromissos com os empregados e os fornecedores, é indicado utilizar as reservas financeiras acumuladas, caso haja necessidade.

Ter dinheiro extra em caixa é sinal de que o planejamento financeiro está sendo feito de maneira correta, o que influi positivamente no desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas.

Para aperfeiçoar a gestão do orçamento, é válido apostar em tecnologia e na qualificação da equipe do setor financeiro. Sem dúvida, isso ajudará a combater a inadimplência de forma eficiente!

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)