Qual o planejamento para sua Escola em 2021?
As práticas da escola mudaram radicalmente no ano de 2020, e os administradores da escola ficaram surpresos por terem que reformular todos os planos para atender às necessidades da pandemia. A determinação das autoridades com o distanciamento social significou que as escolas deveriam ser fechadas e as aulas interrompidas para implementar a educação a distância. Escolas, alunos e famílias precisaram se adequar a esse modelo de ensino para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem sem paralisar o calendário escolar.
As aulas passaram a acontecer on-line, com o auxílio dos alunos em casa por meio de ferramentas digitais, e as atividades de orientação e encaminhamento dos professores também foram realizadas pela Internet.
O estado da educação em 2021 ainda não foi totalmente determinado, mas é necessário considerar o impacto da pandemia que pode continuar principalmente nesse primeiro semestre, mas se preparar para as várias situações que podem surgir.
Neste plano escolar, é uma boa escolha avaliar o que os alunos aprenderam durante a pandemia. Isso é muito importante porque o ensino a distância nem sempre é adequado para todos os alunos, e agora não podemos deixar que eles sejam prejudicados por essa situação.
Para isso, pode ser fornecido outro tipo de ajuda para aqueles que encontram mais dificuldades. Por exemplo, aulas de reforço, avaliações de conteúdos passados podem ser boas escolhas. Os planos de aula também devem se esforçar para prestar serviços mais próximos aos alunos e melhorar os processos remotos quando ainda necessários.
Tão importante quanto as questões de ensino, os planos da escola precisam prestar mais atenção à prevenção de Covid-19. Todos as ações preventivas devem ser rigorosamente seguidas para retorno das aulas presenciais.
Com estes pontos em mente, as principais diretrizes para o planejamento escolar de 2021 da CNE são:
- Leva em consideração o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC.
- Prestar atenção especial à recuperação do processo de aprendizagem e avaliação. Sob orientação das autoridades, levando em consideração as condições locais da pandemia, respeitando as medidas preventivas de retorno as aulas;
- Considere o início do ano letivo de 2021 para restaurar as metas de aprendizagem que não foram alcançadas em 2020;
- Realizar avaliações formativas e diagnósticas para identificar as habilidades e competências que os alunos desenvolveram no ensino à distância;
- Avaliações externas devem ser evitadas e somente após o período de recepção, para evitar tensões e pressões.
Treine a equipe para as atividades que cada um vai realizar na sua função, pois a rotina escolar será muito diferente de antes. E hábitos como usar máscara, manter o distanciamento social e limpar o ambiente escolar e as mãos, serão essenciais. Portanto, a equipe deve estar preparada para tratar de forma consistente com todas essas ações em 2021. Afinal, a saúde dos colaboradores e alunos deve ser prioridade!
E você pode aprimorar as capacidades da equipe seguindo as dicas de:
- Fornecer treinamento de saúde e higiene;
- Adotar ferramentas tecnológicas para realizar determinadas tarefas;
- Analisar feedbacks sobre o funcionamento da instituição como um todo e implementar ações mais eficazes para cada setor;
- Oferecer materiais de proteção e prevenção a todos;
E por fim, um bom planejamento escolar também deve incluir atividades eficazes de admissão para atrair novos alunos. Onde as atividades de matrícula e rematrícula fazem parte de todas as ações em cada início de ano. Por isso, é necessário fazer funcionar a matrícula da escola com métodos inovadores também, através de um sistema de captação on-line, em que todos os procedimentos necessários para a efetivação serão realizados de maneira virtual, prática, segura e eficaz, pois este é um dos processos essenciais da gestão educacional.