Home

Saiba se a sua Escola precisa melhorar a comunicação

Postado por Athena Gestão Escolar | Comunicação
saiba-se-a-sua-escola-precisa-melhorar-a-comunicacao

Uma boa Comunicação Escolar é fator essencial para o sucesso de qualquer escola ou outra instituição de ensino.

Problemas internos, problemas com os alunos e seus responsáveis, acabam prejudicando o desempenho da instituição como um todo, quando não há uma comunicação adequada.

Mas como você pode identificar se a sua escola sofre pela falta de uma comunicação escolar adequada? É justamente o que vamos mostrar a seguir.

 

Qualidade da comunicação na sua escola

 

  • Como anda a comunicação na sua escola?
  • Há problemas na integração entre os setores?
  • Os professores não conseguem fazer com que os alunos progridam?
  • Os Pais não participam da vida escolar do aluno?


Enfim, há algum problema de comunicação atrapalhando o dia a dia da instituição?
Vamos ajudá-lo a descobrir, a partir dos próximos tópicos.

 

Integração entre os setores

Os setores, departamentos ou áreas de sua escola precisam estar perfeitamente integrados, para que haja consistência e rapidez na forma como as informações circulam.

Se é comum que as resoluções de um deles não chegue, ou custe a chegar nos demais, a sua escola precisa dar atenção a esse tópico.

 

Volume de procedimentos

Excesso de burocracia pode ser um sinal de uma má comunicação na escola, assim como o acúmulo de papelada, mensagens e solicitações perdidas ou esquecidas na bagunça ou na correria. E se esses problemas não têm sua causa na má comunicação, certamente é o que acabam acarretando.

Quanto tempo demora, quantas etapas e pessoas são envolvidas, nos procedimentos mais simples da sua escola? É bom prestar atenção nesses sintomas.

 

Desempenho dos alunos

A comunicação escolar pode afetar até mesmo o desempenho de seus alunos, que podem estar com dificuldades com as informações necessárias ao seu melhor desempenho, como horários, prazos, datas, acesso ao material, às atividades e até mesmo aos próprios professores.

Esse tipo de problema com os alunos pode vir também de uma má comunicação da escola com os Pais ou responsáveis. Ou pelo menos, se a comunicação da escola com os Pais for eficaz, esses problemas podem ser contornados ou solucionados.

Avalie a comunicação da sua escola com os familiares de alunos a partir dos tópicos a seguir.

 

Reunião de Pais

Essas reuniões são o momento ideal para trazer a família para perto da escola e da vida escolar de seus alunos.

Se as reuniões de Pais estão sempre vazias, é possível que haja um problema com o formato dessas reuniões, ou ainda com a comunicação da escola.

A forma com que são feitos tais convites, além dos seus dias e horários, podem ter uma influência direta na falta de participação dos Pais em tais reuniões.

 

Relacionamento com os Pais

Assim como as reuniões, é necessário que os Pais participem da rotina dos alunos e que a escola possua canais sólidos de contato com esses responsáveis.

A escola precisa ter um acesso rápido e fácil de comunicação com os Pais, além de vias para realizar o inverso, ou seja, para que os Pais entrem em contato facilmente com a escola.

 

 

Facilidade e unidade de informações

Para que você consiga solucionar os problemas de comunicação que possam ocorrer na sua escola, é imprescindível utilizar as ferramentas corretas. Muitas vezes, o problema de comunicação na escola pode vir unicamente dos canais que ela utiliza para se comunicar.

Informações perdidas, equivocadas, não alinhadas, além da dificuldade em entrar em contato com a escola e acessar informações sobre ela, sobre os Pais e sobre a vida do aluno, são problemas decorrentes da falta de canais adequados de comunicação.

 

É por isso que a adoção de um Sistema Automatizado de Gestão Escolar pode ser a resposta para o problema de comunicação na sua escola. Com eles, é possível ter rápido e fácil acesso a tudo isso, com muito mais eficiência e muito menos trabalho.


Já pensou se a comunicação escolar, para a sua escola,
não fosse mais um problema?

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)