Home

Valor da mensalidade na escola: saiba como definir.

Postado por Athena Gestão Escolar | Financeiro
valor-da-mensalidade-na-escola:-saiba-como-definir.

Uma instituição de ensino precisa de recursos financeiros para prestar bons serviços e honrar os compromissos. Isso mostra como é necessário adotar critérios sólidos para estipular o valor da mensalidade na escola.

As mensalidades são a principal fonte de renda de um colégio privado e devem estar adequadas à realidade do mercado e à do público-alvo. Do contrário, a organização não terá condições de manter as atividades no padrão de qualidade esperado.

Neste post, abordaremos alguns cuidados para o valor das mensalidades seguirem as melhores práticas do setor de educação. Confira!

Avaliar a capacidade de atendimento

Para mensurar os custos com infraestrutura (aquisição de equipamentos, reformas, obras de ampliação etc.), uma escola precisa verificar o número de turmas que poderá atender durante o ano letivo.

De acordo com a quantidade de alunos, é possível ter uma dimensão de quanto arrecadar durante um mês. Por outro lado, é preciso também levar em consideração a taxa de inadimplência, que, em geral, oscila de 1 a 3%.

Esse aspecto justifica adotar um sistema de gestão financeira escolar que ajude a acompanhar de perto os pagamentos e o dinheiro que está no caixa. Eventuais custos com as atividades de cobrança, relacionadas com responsáveis inadimplentes, podem ser incluídos nas mensalidades.

Pensar nos serviços oferecidos

Uma escola pode contar com várias disciplinas para contemplar os estudantes. Esse aspecto torna obrigatório analisar os custos de manter professores qualificados e boas condições de trabalho para os docentes.

Essas despesas devem estar no orçamento de uma instituição de ensino. Além disso, precisam ter um peso relevante ao fixar as mensalidades. Se essa medida não for aplicada, o colégio terá dificuldades de continuar prestando serviços de alto nível.

Ter cuidado com outros gastos

São várias as despesas que uma instituição de ensino deve se responsabilizar. As contas de água, luz, telefone e internet integram a lista de custos que devem ser analisados periodicamente.

Se houver uma reforma no laboratório de informática no próximo ano, essa iniciativa também pode influenciar no valor da mensalidade na escola. Por outro lado, isso pode não ocorrer, caso a organização já tenha reservas financeiras para realizar a obra.

É necessário elaborar um orçamento mensal e um anual com bastante cautela, para que todos os gastos estejam devidamente dimensionados. Assim, é possível haver um maior equilíbrio entre receitas e despesas.

Verificar a margem de lucro

Qualquer escola particular tem como uma das principais metas o lucro. É recomendado estipular uma margem que permita enfrentar momentos de eventuais quedas na arrecadação e fazer investimentos com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino.

O indicado é que haja bom senso na definição do percentual de lucro. Se houver uma porcentagem fora dos padrões do mercado, a escola corre o risco de perder alunos e de até ficar endividada por causa da falta de recursos financeiros.

A gestão das finanças é algo que precisa ser feito com muito profissionalismo. Por isso, a definição do valor da mensalidade na escola é vital não apenas para conseguir recursos financeiros, mas para chamar a atenção do público-alvo de maneira positiva.

Se você tem dúvidas sobre como precificar uma mensalidade escolar, deixe o seu comentário. A sua participação é muito bem-vinda.

Deixe seu Comentário

Deixe seu comentário preenchendo o formulário abaixo (seu email não será publicado)