Como diminuir a taxa de inadimplência escolar?
Um dos maiores desafios de um gestor é diminuir a taxa de inadimplência escolar. Em um momento de instabilidade econômica, muitas famílias estão com dificuldades de manter as contas em dia por causa da queda da renda.
Esse cenário obriga a uma instituição de ensino a adotar uma série de procedimentos para minimizar o percentual dos pais ou responsáveis que estão com as mensalidades atrasadas. Se não houver esse cuidado, o colégio terá mais dificuldades de conseguir receitas e, consequentemente, de obter bons resultados financeiros.
Neste post, mostraremos algumas iniciativas interessantes para a escola ter menos riscos de contar com clientes inadimplentes. Confira!
Valorizar os bons pagadores
Por meio de um sistema de gestão financeira escolar, é viável constatar os que sempre estão pagando as mensalidades em dia. Com a intenção de manter a entrada de receita e de fidelizar o público-alvo, um colégio pode oferecer desconto para os que pagam antes do vencimento.
Essa iniciativa pode ajudar aos que estão com mais necessidade de economizar recursos financeiros. Além disso, contribui para reduzir a taxa de inadimplência escolar, que, normalmente, oscila de 1 a 3%. Afinal, um desconto sempre é bem-vindo, principalmente em momentos de crise.
Ter várias opções de pagamento
A tecnologia deve ser utilizada para facilitar a vida das pessoas. Se uma instituição de ensino não aproveitar essa tendência, corre o risco de perder clientes e de ter um nível de inadimplentes acima da média.
Por isso, vale a pena oferecer várias opções de pagamento, como o débito automático, o cartão de crédito e o tradicional boleto bancário. Quanto mais alternativas apresentar para os pais ou responsáveis, menor será o risco de o colégio conviver com o atraso na quitação das mensalidades.
Adotar uma comunicação inteligente
Os comunicados escolares podem ir além das informações sobre as provas dos filhos e de atividades realizadas fora da sala de aula. Pelo correio eletrônico e pelo WhatsApp, é possível enviar o link com o boleto bancário para ser realizado o pagamento.
Esses dois mecanismos podem ser usados para lembrar aos responsáveis que o pagamento não foi realizado na data combinada. Na correria do cotidiano, alguns pais podem se esquecer de quitar a mensalidade.
Manter uma comunicação eficiente também é uma forma de cativar os clientes e de aumentar o nível de fidelização. Esse fator mostra como interagir com o público-alvo é importante para o seu negócio.
Negociar com bom senso
Mesmo que apresente benefícios para os bons pagadores e uma comunicação ativa, uma escola pode conviver com pais que estão com sérios problemas para quitar as mensalidades do colégio.
Nessa situação, é necessário negociar, com bastante diálogo e tranquilidade, para que a dívida seja paga na medida das possibilidades do cliente. Se não houver jogo de cintura e sensibilidade, as chances de resolver o problema, de maneira amigável, serão remotas, o que é ruim para ambos os lados.
O planejamento, a boa comunicação e uma política inteligente para negociar as dívidas são primordiais para diminuir a taxa de inadimplência escolar. Dessa forma, um colégio terá mais condições de usar os recursos financeiros para investir na melhoria contínua.
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